Mídias Sociais atraem Consumidores e Aumentam as Vendas

As principais oportunidades que as redes sociais oferecem para os pequenos e médios empresários são a aproximação do público, permitindo contato e feedback mais dinâmicos, e o acesso a informações e preferências dos usuários. A análise destes dados pode ajudar nas tomadas de decisões estratégicas, assim como colaborar para tornar o ambiente da loja ou os serviços oferecidos mais voltados as reais necessidades dos consumidores, o que tende a tornar os clientes mais fiéis.

No cenário atual, as redes sociais tornaram-se uma ferramenta fundamental no crescimento das empresas, pois pesquisas recentes revelam que os brasileiros estão entre os que mais utilizam a web para falar de produtos e serviços, e isto é claro, inclui o seu negócio!

Outro fator que tornam as redes de relacionamento uma ótima oportunidade para os empreendedores é que não é necessário um grande investimento financeiro para estar presente entre as mídias sociais mais relevantes para o consumidor.

    Algumas estratégias que podem ser utilizadas nas redes para atrair clientes são:

  • Conteúdo exclusivo de promoções;
  • Ofertas em dias e horários específicos;
  • Sorteios para seguidores assíduos dos conteúdos;
  • Preços mais baixos;
  • Ofertas relâmpago;

É claro que conteúdos publicados na web exigem constante atualização e monitoramento para acompanhar o ritmo dos usuários. Por isso, não existe uma receita de bolo que garanta o sucesso das publicações. O principal é ter uma estratégia que acompanhe os objetivos da empresa.

As mídias sociais não devem ser encaradas como algo a ser trabalhado a parte e sim como uma ferramenta a mais para transmitir os valores do estabelecimento aos usuários e com isso gerar resultados. Tentar utilizar posts e twittes de forma isolada não resolve nada. O usuário está cada vez mais conectado e percebe a diferença entre o real e o virtual, não existe mídia social ou publicação que conserte um atendimento ruim, ou a insatisfação de um cliente.

Porém para alcançar os consumidores e obter resultados significativos é importante que o diálogo entre a marca e o usuário aconteça de forma única e personalizada. Não devemos esquecer que as mídias sociais são plataformas de comunicação criadas para gerar interação entre pessoas, por isso é importante que sua marca seja humanizada. Sua empresa ou produto precisam “falar” sempre a mesma língua de seu cliente.

Aquela velha comunicação em massa, usada de forma pouco criativa, não cai muito bem com a geração atual que é cada vez mais ligada a imagens, vídeos e referências visuais criativas.

Nara Pereira
Designer, Profissional com especialização em Marketing

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